Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo aponta que a 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos movimentou R$ 900 milhões com turismo
A 64ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, realizada de 15 a 25 de agosto, movimentou aproximadamente R$ 900 milhões com o turismo. É o que mostra pesquisa inédita realizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para mensurar o impacto econômico do evento no Estado.
Os dados foram apresentados em entrevista coletiva realizada pelo o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que contou com a presença do diretor de rodeio da Associação Os Independentes, Marcos Abud.
"Há uma importante cadeia produtiva que se beneficia do evento: são hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos e outros estabelecimentos que recebem visitantes de toda parte, que aproveitam a Festa do Peão e movimentam a economia da região de forma expressiva", afirma o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.
Principais números
De acordo com o levantamento, o gasto médio dos turistas na cidade foi de R$ 2.345 em cinco dias de festa (tempo médio de permanência na cidade). Entre os principais gastos dos turistas em Barretos, os maiores foram com hospedagem, transporte, alimentação, compras e lazer.
Os principais estados emissores de turistas para o município foram São Paulo (32,7%), Minas Gerais (13,6%), Paraná (2,5%), Rio de Janeiro (2%), Santa Catarina (2%) e Rio Grande do Sul (1,1%). Metade dos presentes (50,2%) já estiveram mais de cinco vezes na Festa e 23,9% visitaram pela primeira vez.
Mais da metade dos visitantes (53,4%) optou por se hospedar na região, enquanto 46,6% foi em esquema de "bate-volta". A maioria ficou hospedada em Barretos, mas 13,5% ficaram em cidades próximas, mostrando o impacto do evento em toda a região.
A nota média dada pelos participantes ao evento foi 8,9, sendo que 62,7% deram nota 10. Cerca de 90% dos entrevistados disse que esteve em Barretos somente durante a Festa. Os 10% restantes buscaram outras atividades, movimentando diferentes serviços na região (casas noturnas, gastronomia, atrações turísticas e outros).
O estudo foi conduzido pela equipe da própria secretaria, que contratou a empresa P2A – Gestão em Informação para fazer a coleta dos dados. A pesquisa foi realizada com mais de 1.126 pessoas no Parque do Peão.
Fonte: Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa
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